Conecta Imobi 2019 e a humanização: pessoas em primeiro lugar

Durante os dias 24 e 25 de setembro, a cidade de São Paulo foi a capital do mercado imobiliário na América Latina. Por lá, mais precisamente no Transamérica Expo Center, foi sediado o Conecta Imobi 2019, evento que dita as tendências do setor de imóveis.

Em uma área de 19.000m², a feira reuniu mais 6 mil participantes, 2.500 empresas e proporcionou mais de 70 palestras. Realizado pelo Grupo Zap, o maior encontro de tecnologia, marketing e vendas do mercado imobiliário latino-americano teve como foco o cliente.

Entre os convidados, CEOs e representantes de grandes corporações direta ou indiretamente ligadas ao setor de imóveis (construtoras, imobiliárias, bancos e fundos imobiliários, etc.), desenvolvedoras de softwares voltados ao mercado, executivos, escritores, engenheiros e especialistas em marketing, inovação e design e muito mais.

Com tantas possibilidades e inovações, não poderíamos ficar de fora. E não ficamos! O diretor-executivo da iC Construtora, Bruno Canal, participou dos dois dias de evento, assistiu palestras, visitou stands, interagiu com os grandes nomes do mercado e nos conta um pouquinho da experiência vivida.

Bruno Canal, diretor-executivo.

“É um evento grandioso, realizado há anos, com o intuito de mostrar novas tendências do mercado imobiliário, o panorama da economia nacional e mundial e o que ainda tem muito para evoluir”, comenta Bruno.

A principal tese proposta nos Conecta Imobi é a de que nada está acima de ninguém. A humanização do mercado aponta para o caminho a ser trilhado pelas empresas que integram o setor imobiliário: a experiência do cliente, sempre em primeiro lugar.

Bruno Canal sintetiza bem essa teoria, já em prática na iC Construtora. “Muito mais que a venda de m², hoje em dia o mercado imobiliário precisa entregar ao cliente experiências que vão muito além do que apenas o ato da compra. O que se fazia dois anos atrás, não se faz hoje e daqui a dois anos, o que se faz hoje também estará obsoleto. A evolução e melhoria contínua é fundamental num mundo cada vez mais digital”.

Nessa linha que Sergio Rial, CEO do Santander Brasil, tratou das novas tecnologias e nossa relação com elas. “Antes do digital, vêm as digitais”. Sua fala é carregada de simbologia ao apontar que o que deve vir antes do “digital”, ou seja, do mundo das interfaces e tecnologia da informação, são as impressões digitais, o dedo humano, as pessoas.

Rial, CEO do Santander Brasil (Divulgação).

Rial anunciou ainda uma oferta de crédito imobiliário com seis meses de isenção pelo banco na próxima Black Friday (no dia 29 de novembro). Além disso, destacou mudanças no cenário econômico nacional que devem aquecer o mercado, como a redução da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a taxa básica de juros da economia brasileira, pelo Banco Central de 6% para 5,5%, e com previsão e fechar 2019 em 4,75%.

Na visão de Bruno Canal, “o momento atual ainda é de muita cautela, porém não podemos parar, é investir cada vez mais em tecnologia, gestão, controle, estratégia e dados. É preciso ter todas as ferramentas na mão, saber aplica-la e seguir em frente pois tudo é ciclo, a tendência é o aquecimento”.

Dentro do atual contexto, que exige paciência e inovação para seguir a tendência de melhora na economia, ainda que esta pareça caminhar a passos lentos, o diretor-executivo da iC Construtora afirma que a hora de se adaptar é essa, do contrário, corre-se o risco de ficar para trás.

“As empresas que souberem absorver bem as ferramentas apresentadas e aplica-las, adequando ao mercado capixaba e apostando em outras já comuns em grandes centros, ainda seria pioneiro. Elas ‘beberão água limpa’ e terão resultados a médio longo prazo. E pode ter certeza que a IC Construtora, como uma empresa que sempre pensa na inovação, está atenta as novas tendências e novidades boas estão por vir”, ressalta.

Por fim, Bruno Canal reforça o compromisso da iC Construtora de estar sempre um passo a frente e oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes. “E pode ter certeza que a IC Construtora, como uma empresa que sempre pensa na inovação, está atenta as novas tendências e novidades boas estão por vir”, conclui.

Bom, com tanta coisa a ser dita, explicada e ainda assimilada, preparamos um apanhado de tudo que mereceu destaque na Conecta Imobi 2019. Prepare-se, pois a lista é extensa e promete mexer com você, caro leitor e querida leitora!

O que rolou de melhor?

Cantora e empresária Anitta (Divulgação)

A cantora e empresária Anitta, que vem se destacando no mercado empreendedor brasileiro, reforçando a ideia de que o tema não se restringe ao mercado imobiliário. Segundo ela, “existem pessoas por trás dos números e dos papéis”. Anitta também falou sobre a importância do fortalecimento do negócio principal antes da inserção em novas possibilidades no mercado, além das vantagens de se ter uma equipe em sintonia com a evolução do empreendedorismo.

Esses avanços são garantidos por novas ideias e formas de atuação, sempre ancoradas no surgimento constante de novas ferramentas e tecnologias, como abordou Martha Gabriel, uma das maiores especialistas nas áreas de marketing, inovação em negócios e interatividade do Brasil. “Robôs não substituem humanos, substituem atividades”, disse Martha, afirmando em seguida que as profissões e os postos de trabalho vão mudar e não sumir com o aprimoramento tecnológico.

Assim, Martha Gabriel reforça a ideia dominante da Conecta Imobi 2019: pessoas em primeiro lugar. Isso porque as empresas do futuro vão simplificar e dinamizar nossas relações com um mundo dia a dia mais entupido de informações. A projeção aponta para a boa divisão das atividades entre robôs, com trabalhos práticos e repetitivos, e seres humanos, dotados de emoção, empatia e ética.

Marta Gabriel: referência (Divulgação)

As relações entre o orgânico e o virtual são diariamente mais comuns e indissociáveis. Tomemos o exemplo da chamada internet das coisas, conceito que se refere à interconexão digital dos nossos aparelhos cotidianos como, por exemplo, smartphones, tablets, smart TV, automóveis, geladeiras e tantos outros ligados à rede mundial de computadores, para troca de dados e informações.

Sobre isso falou Guilherme dos Anjos, do Google, focando nos assistentes virtuais como Siri (da Apple) e Alexa (da Amazon), uma tendência nas relações de consumo: a voz. Comandos e utensílios acessados remotamente através da nossa comunicação oral com esses sistemas. Aliado a esse discurso, Guilherme repassou a noção de uso da tecnologia nos relacionamentos humanos ou com máquinas para sermos relevantes. Exigência no mercado globalizado.

Guilherme dos Anjos: Google (Divulgação)

Essas ferramentas têm seus custos, claro. Para tanto, é cada vez mais comum a busca por aliar a tecnologia e sua praticidade à demanda dos clientes de maior poder aquisitivo. Quanto maior a renda, maior o desejo por discrição, agilidade, diferenciação e exclusividade e relacionamento de longo prazo. Assim, corretores imobiliários devem estar atentos aos desafios que o público especializado exige, justamente o primeiro grupo a ter acesso a essa tendência.

Além dos conceitos e novidades acima apresentados, o público presente na Conecta Imobi 2019 teve contato com startups que vão chamar sua atenção. Voltadas para o mercado imobiliário, elas oferecem antecipação de pagamento de aluguel aos proprietários (Divvy), conexão entre moradores de imóveis para coliving (Bungalow) – uma tendência urbana de compartilhamento de moradias para pessoas com intenções compartilhadas – e muitos outros exemplos.

Para as imobiliárias, especificamente, foram apresentados dados como a queda de quase 3% do preço médio dos imóveis comerciais à venda no País nos últimos 12 meses, de acordo com o FipeZap. Boa notícia para compradores e potenciais locatários. Destaque também para uma plataforma lançada pela Porto Seguro e que concentra dados sobre crédito, seguros e investimentos para auxílio do corretor de imóveis.

Outro ponto alto e que promete movimentar as interações entre agentes do setor imobiliário é a febre do momento: o podcast (serviço de streaming de áudio surgido como hoje conhecemos já no início dos anos 2000). Uma parceria entre Cyrela, OLX e InfoMoney resultou no Construcast, que aborda o mercado de imóveis.

Viu só quanta novidade? Pois é, mas não acaba por aqui. Com certeza voltaremos a tocar nesses assuntos e, claro, você vai ficar por dentro de tudo! Continue conosco, curta, compartilhe e cresça junto!